Search in:

10 Características Psicológicas de um Vendedor

Na verdade um Vendedor tem muito de Psicólogo. Atreva-se a descobrir as semelhanças em 10 características fundamentais de um Vendedor e … de um Psicólogo.

  1. CAPACIDADE DE CONSTRUIR EMPATIA: Para o Vendedor é essencial que o Cliente ganhe confiança, se sinta confortável e acredite no discurso deste. Produto e preço são, na maior parte dos casos, questões secundárias. Se for construído um relacionamento sólido, de confiança, entre Vendedor e Cliente, o sucesso do negócio está garantido. O Vendedor, com base no conhecimento do cliente, consegue perceber facilmente as suas necessidades, adaptando todo o negócio ao Cliente, garantido assim o seu sucesso.
    Um Psicólogo constrói a sua relação com o utente, numa base de confiança, de partilha, de conhecimento, sendo esta capacidade de construir empatia, factor determinante no sucesso da terapia.
  2. CAPACIDADE DE OUVIR E SER CURIOSO DE FORMA NATURAL: Saber ouvir é a parte mais importante de um processo de vendas. Saber ouvir vai permitir fazer as perguntas certas, obtendo assim a perspectiva do Cliente, determinante para o sucesso do negócio.
    Para um Psicólogo, saber ouvir, é a questão central da profissão, permitindo-lhe actuar nas questões problemáticas do seu utente.
  3. HABILIDADE DE SE COLOCAR NO LUGAR DE ALGUÉM: Num processo de venda, o Vendedor precisa entender muito bem o que o Cliente quer, tem de ter a capacidade de se colocar no lugar do Cliente e entender as duas preocupações, os seus dilemas, as suas fraquezas e as suas forças. Só assim consegue liderar o processo de venda e concretizar o negócio.
    Um Psicólogo tem de entender o Mundo que o seu utente vê e sente, só dessa forma o poderá ajudar.
  4. INTELIGÊNCIA E HABILIDADE DE INTERFERIR: Um Vendedor sabe que a perspectiva de um potencial Cliente, nem sempre é explicita e clara. Um bom Vendedor consegue “ler nas estrelas” e fazer as deduções correctas do que efectivamente o Cliente precisa.
    Da mesma forma, o Psicólogo precisa entender os verdadeiros sentimentos do utente. E chega lá, muitas vezes, através de deduções lógicas.
  5. COMUNICAR EFICAZMENTE: Um Vendedor necessita falar de forma convincente, concisa e directa. É importante também que saiba adaptar o seu tom de voz, dicção e até velocidade do discurso ao do Cliente.
    Os Psicólogos lidam com utentes de 10 anos ou de 50 anos, e o seu discurso também tem de ser adaptado.
  6. Marketing Relacional_Textos de Apoio_600x400ESTABILIDADE EMOCIONAL: Quando um Cliente expressa frustração, medo ou ansiedade, o Vendedor tem de permanecer calmo. Essa capacidade de estabilizar as emoções vai-lhe permitir continuar o negócio.
    A gestão de uma consulta com sucesso, por parte do Psicólogo, depende em grande parte da sua capacidade de extrair sentimentos sem provocar frustração, medo ou ansiedade no seu utente.
  7. PACIÊNCIA: Paciência é uma característica fundamental para o Vendedor. Ficar ansioso com um negócio pode precipitar o fracasso do mesmo.
    Para um Psicólogo, ter paciência é essencial para conseguir que o seu utente se liberte e consiga expressar os seus sentimentos de forma natural, no seu tempo, no seu ritmo.
  8. HABILIDADE PARA RESOLVER PROBLEMAS: Um Vendedor tem a capacidade de manter o raciocínio lógico da questão, nunca aceita um “não” como resposta, e foca-se sempre na solução e nunca no problema.
    O Psicólogo enfrenta muitas vezes problemas inesperados e têm de se adaptar à situação.
  9. AUTO-CONSCIÊNCIA: Ter consciência de si próprio, das suas capacidades e do impacto que pode gerar num Cliente, é fundamental para um Vendedor.
    Um Psicólogo precisa igualmente de ter consciência que tem as capacidades adequadas para ajudar o seu utente.
  10. ALTA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: A inteligência emocional é o que define bons Vendedores e bons Psicólogos. Ter a capacidade de entender, prever e agir no momento certo, com base nos seus conhecimentos e sentimentos do Cliente / Utente é a base do sucesso.

 



 

PARTICIPE GRÁTIS E GANHE

 


 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *