Search in:

7 dicas para iniciar o seu negócio

Know-HowQuando pensar em iniciar o seu negócio, tenha em conta alguns aspetos fundamentais. Tentarei explanar algumas dicas da melhor forma que sei. Facilmente cometemos erros, e apesar de aprendermos com eles, talvez seja melhor aprender antes de os cometer, não acha?

Assim, para que o seu negócio dê certo, comece por:

1 – ESTUDAR O MERCADO: O ideal seria solicitar um estudo de mercado a uma empresa especializada, dessa forma, teria a certeza de que o seu negócio e/ou produto têm efetivamente viabilidade. No entanto, na maioria das vezes, não temos capital disponível para tal. Então sugiro que explore ao máximo outras ferramentas que o podem ajudar, e muito. Consulte, de acordo com a sua área de negócio, gratuitamente, os seguintes sites:

2 – INVISTA TEMPO: Invista tempo em algo tão simples como conhecer muito bem o setor de atividade do seu negócio, estude a concorrência, antecipe cenários e mantenha-se constantemente atualizado, quer sobre novas tendências, quer sobre a evolução do que já existe na sua área de negócio.

3 – PROGRAME OS SEUS INVESTIMENTOS: Controle muito bem o seu investimento inicial. Dar um passo maior que a perna, pode revelar-se um desastre. Analise bem que tipo de equipamentos necessita, que estrutura, mobiliário, etc. Reduza os custos fixos mensais ao máximo, avalie a sua performance real e não se baseie numa previsão, muito menos no capítulo receitas. Investir, pensando que vai gerar receita no futuro, sem uma base sólida, pode ser um erro fatal.

4 – KNOW-HOW É FUNDAMENTAL: know-how significa literalmente, saber como. A valorização pessoal é fundamental! Invista na sua formação e verá que a obtenção de resultados se torna mais fácil. Mas também não precisa fazer tudo sozinho, rodeie-se de pessoas com conhecimento concreto do negócio (know-how efetivo, com provas dadas), positivas, empreendedoras, que tenham a mesma visão de sucesso e que o ajudem a alcançar os objetivos em conjunto.

5 – CATIVE CLIENTES: Sem clientes o seu negócio não funciona, certo? Então o melhor é arranjar clientes! Pense nas ferramentas de marketing certas para o seu negócio, seja um outdoor, seja um mero cartão de apresentação, estude o que pode funcionar de acordo com a sua área de negócio. Não se esqueça de um pormenor essencial. Quem lhe pode angariar mais clientes, são os próprios clientes, o “passa palavra” de um cliente satisfeito vale muito mais do que qualquer campanha publicitária. Dessa forma, “mime” os seus clientes, ofereça amostras de produto, faça promoções, desenvolva e ensine os seus colaboradores a levar ao extremo técnicas como o rapport  (capacidade de criar empatia, sintonia com alguém). Existem cursos de Programação Neurolinguística que ajudam a desenvolver técnicas e capacidades essenciais no desenvolvimento de um negócio, especialmente quando tem de “lidar” diretamente com o público.

 
6 – SEJA CRIATIVO: A criatividade, a surpresa, a capacidade de ser diferente e inovar sistematicamente o seu negócio irão permitir que esteja sempre no auge. Alie-se a outras empresas de sucesso. Use o email para comunicar com os seus clientes, utilize as redes sociais, o canal do youtube, faça newsletters, desenvolva programas que fidelizem os seus clientes, coloque o seu produto à venda online – existem sites especializados nessa área: OLX, COISAS, CUSTO JUSTO e EBAY – são apenas alguns exemplos, etc. Ser dinâmico é essencial para si e para o seu negócio, deve fazer parte das suas características (veja Os Segredos do Empreendedor). Essa criatividade irá facilitar o seu caminho de Sucesso.

7 – LOCALIZAÇÃO: a localização da sua “loja” é fundamental, sendo que hoje em dia é imprescindível estar ONLINE. Escolha muito bem onde tem o espaço físico da sua loja (estudo de mercado), mas faça os possíveis e os impossíveis para ter os seus produtos à venda na Internet. Leia mais sobre e-commerce aqui.

Espero que tenha ajudado no arranque do seu negócio! Sinta-se livre de comentar e partilhar experiências connosco! Sucesso!

Artigo escrito com as regras do novo acordo ortográfico – uma seca mesmo!

3 thoughts on “7 dicas para iniciar o seu negócio

  • Pingback: Em Julho: FAÇA ACONTECER | Oportunidades & Negócios

  • Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *