Search in:

A Habilidade Nº1 que um Líder deve ter

Efectivamente há uma habilidade, ou se quiser, capacidade que um bom líder tem mesmo de ter para que o Sucesso seja uma realidade – SER UM EXCELENTE OUVINTE.

Mas ainda assim, se perguntar à maioria das pessoas, elas vão dizer que sim, que é excelente ficar em silêncio e ser um bom ouvinte. No entanto, ficar em silêncio não nos torna num bom Líder, temos de saber comunicar.

Siga a seguinte estratégia de 6 passos para se tornar num OUVINTE de SUCESSO.

  1. SEJA INTERESSADO E MOSTRE INTERESSE: Quando alguém está a falar, sinalize o seu interesse com uma expressão ou linguagem corporal, preste atenção, pense nas motivações e razões por trás das palavras que está a ouvir.
  2. ENVOLVA-SE APENAS SE FOR SOLICITADO PARA O FAZER: Não são raras as vezes que, em vez de ouvir realmente, estamos alinhando na nossa mente o que queremos dizer em seguida. Treine-se para falar apenas aquando de uma pergunta directa, de seguida, responda com empatia e certifique-se que demonstra toda a sua atenção sobre o assunto em questão.
  3. Marketing Relacional_Textos de Apoio_600x400MANTENHA-SE NO ALVO – FOQUE-SE: Ouvir é uma acção muito poderosa, mas também é muito fácil deixar de o fazer. Foque-se, concentre-se. Um Líder de Sucesso consegue manter o foco no que interessa sem se distrair.
  4. TESTE A SUA COMPREENSÃO: Para começar, nunca finja saber o que não sabe. Não sinta vergonha de perguntar o que não sabe e aprender com os outros, com as suas opiniões. O entendimento é mais profundo que o conhecimento, há muitas pessoas que sabem muito sobre determinado assunto, mas entender a sua essência é o fundamental. Mantenha-se mais vezes estudante do que professor, com a sua mente aberta e disponível para aprender. Ouça para além do que as pessoas dizem e entenda o que realmente significam as suas palavras.
  5. AVALIE A MENSAGEM: Devemos ficar em silêncio antes que possamos ouvir, devemos ouvir antes de aprender, devemos aprender antes de avaliar, é preciso avaliar antes de ajudar, e devemos ajudar antes que possamos liderar. Quanto à mensagem, faça um teste e pergunte-se de quando em vez, o que realmente significa. Por mais estranho que lhe possa parecer, oiça as palavras que não são faladas, oiça o silêncio, as pausas entre as palavras e entenda o seu significado num contexto o mais alargado possível.
  6. NEUTRALIZE AS SUAS ACÇÕES: Habitue-se a não fazer juízos de valor sobre nada, oiça e absorva o que lhe dizem. Para ouvir de forma eficaz, sendo um bom ouvinte. é crucial que neutralize os seus pensamentos e acções, coloque de parte os seus preconceitos e aquilo que são as suas convicções. Essa acção favorece a empatia com o interlocutor, e vai-lhe permitir alcançar uma relação de sucesso.

NÃO FIQUE EM SILÊNCIO PARA OUVIR – OIÇA ENTENDENDO TUDO O QUE OUVE.

 



 

PARTICIPE GRÁTIS E GANHE

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *