Search in:

E-Commerce

O que é o E-Commerce?

e-commerce-catalogE-Commerce ou comercio electrónico é o conceito que se aplica a qualquer transacção comercial que se faça através da Internet.

Hoje em dia aplica-se a qualquer tipo de negócio, seja um negócio de retalho destinado ao publico consumidor, seja em sites de leilões, comércio de bens e serviços, etc.

Existem dois tipos de negócio on-line, os B2B – Business to Business, negócio entre empresas e os B2C – negócios de empresa para consumidor.

Comparativamente ao método tradicional o e-commerce, se for bem implementado, pode ser mais rápido, mais barato e consegue chegar a um maior número de potenciais parceiros ou clientes do negócio.

Para efectivar o negócio o e-commerce usa-se o “carrinho de compras” que não passa de um software que permite ao utilizador / consumidor efectivar a compra de determinado produto ou serviço na comodidade da sua casa. Existem vários no mercado, mas todos permitem a integração de todas as valências do e-commerce, são facilmente adaptáveis à realidade de cada comércio permitem o acompanhamento do cliente em todas as fases da transacção.

O e-commerce é um tipo de negócio que continua em expansão, sendo essencial para o empreendedor saber exactamente o que vai comercializar e como vai divulgar o seu negócio … ou corre o risco de se tornar apenas mais um …!

Mas então o que posso vender on-line? Qual o negócio que devo desenvolver?

A resposta a essa pergunta só o leitor poderá dar, no entanto deixo duas dicas de negócios que estão em expansão na Internet.

  • Agências de Viagem On-Line: Nem precisa de ter muitos conhecimentos na área do turismo. Se tiver uma boa experiência na área e vontade de crescer e fazer acontecer, gerir uma agência de viagens on-line pode ser uma fonte de rendimento extra muito interessante.
    Tem uma vantagem desde logo que nos “salta à vista” … é um projecto económico com um baixo valor de investimento.
    Outra grande vantagem é a de poder ser gerido através de qualquer lugar que lhe seja mais conveniente, como por exemplo a comodidade da sua casa.Consulte os diplomas legais que regulam as agências de viagem e turismo, nomeadamente o Decreto lei 199/2012, de 24 de Agosto.

Alguns exemplos / opções de franchising:

BESTTRAVEL

ALMEIDA VIAJES

HALCON VIAGENS

CLICKVIAJA

Contactos úteis:
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGEM E TURISMO

DIRECÇÃO GERAL DAS ACTIVIDADES ECONÓMICAS

PORTAL DA EMPRESA

TURISMO DE PORTUGAL

  • Venda de sapatos e roupa On-Line: As pessoas / consumidores gostam cada vez mais de comprar “coisas” na Internet, especialmente sapatos, acessórios e tudo o resto neste ramo de negócio. Se pensar nesta opção, pense em grande … todos os anos mais de 100 milhões de americanos fazem compras on-line e continua a ser um mercado em expansão.

Se pensar numa loja virtual tenha em conta que o  posicionamento profissional é fundamental, conquiste a confiança dos seus clientes com uma imagem limpa com um site agradável e “navegável”. Conheça a fundo as ferramentas que tem disponíveis e evite os “grandes dinossauros” do mercado que escolheu, não ganha nada em tentar competir com eles. Pense numa estratégia de divulgação adequada e … faça acontecer!

Bom Trabalho!

One thought on “E-Commerce

  • Pingback: 7 dicas para iniciar o seu negócio | Oportunidades & Negócios

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *