Search in:

Em 2016 o NIB vai desaparecer … ATENÇÃO ÀS SUAS CONTAS!

O NIB vai deixar de ser usado. Tenha atenção ao que pode acontecer nas suas contas. Tal como comunicado no passado dia 1 de dezembro, pelo Banco de Portugal, a partir de 1 de fevereiro de 2016, o NIB deixa de ser usado passando a ser o usado o IBAN – código internacional de identificação de conta bancária. Este processo é o culminar da criação da Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA). O IBAN é constituído pelo código (no caso português) PT50 + NIB (21 dígitos).

FINANAS_CORPORATIVASDeve ter atenção às transferências bancárias e débitos diretos, estas operações têm obrigatoriamente de passar a cumprir os requisitos técnicos SEPA. As empresas devem ter atenção no processamento de salários e pagamentos ou cobranças fornecedores de bens e serviços.

O Banco de Portugal adverte:

O IBAN (International Bank Account Number) passa a ser o identificador único das contas. Todos os pagamentos terão de ser iniciados com a indicação dos IBAN das contas do ordenante e do beneficiário.

Os organismos da Administração Pública e as empresas (com a exceção das microempresas), terão de usar o formato ISO 20022 XML quer no envio, quer na receção, de ficheiros de transferências a crédito e de débitos diretos.

As operações que não cumpram os requisitos definidos pelo Regulamento terão de ser rejeitadas pelos bancos e demais prestadores de serviços de pagamento.

 

TENHA UM NATAL RECHEADO



 

VOLKSWAGEN GOLF FAZ 40 ANOS

ESTE CARRO PODE SER SEU


 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *