Search in:

Em Julho: FAÇA ACONTECER

veraoO primeiro passo para conseguir o que quer, é saber e decidir o que quer! Decida o que quer para a sua vida pessoal e profissional. Quais são as suas metas, ambições … quais são os seus sonhos?

Julho é já amanhã! Que tal passar o dia de hoje refletindo sobre o que quer? Afinal hoje é um dia maior do que os outros, temos mais um segundo, graças ao acerto da hora “oficial” do planeta. Na minha opinião é uma desculpa, como outra qualquer, para decidir o que quer fazer e aproveitar a viragem do mês para colocar em prática tudo o que pensar.

Deixo algumas dicas, que sugiro que mantenha presentes, no seu dia-a-dia …

Cultive as relações pessoais e profissionais. Os seres humanos precisam uns dos outros, mas o grau de tolerância entre os pares está cada vez mais baixo. As pessoas não têm paciência, saturam-se com facilidade e tomam ações que, com frequência, se arrependem no dia seguinte. Seja tolerante, benevolente e coloque-se no lugar do outro. Irá entender melhor o porquê de determinadas atitudes.

Vivemos no que, há mais de 20 anos, o meu Professor de Química definiu como, “Uma Selva”. Esta frase / pensamento tem-me acompanhado ao longo da minha vida. No fundo quer dizer que andamos por cá, num clima de “cada um por si”. Teimosamente, tenho-me negado a aceitar essa ideia, embora muitos dias seja uma tarefa muito difícil, não irei desistir.

Use uma das melhores ferramentas que temos e, por vezes, nos esquecemos de usar – A Comunicação!

Faça amigos e alimente as suas amizades de forma positiva.

Ter relações fortes e duradouras é essencial para o sucesso. Sinta as suas emoções e também as dos outros. Estar atento e desperto para o que os outros sentem é o que se denomina de Inteligência Emocional e acredite, pode ajudá-lo, e muito, no seu percurso de sucesso.

Nos negócios, embora a “Old School” de liderança nos diga que a amizade a os negócios não combinam porque podem levar a favoritismos, a verdade é que essa ideia está cada vez mais ultrapassada. Liderar tem tudo a ver com relações e de facto as relações pessoais e profissionais têm mais em comum do que possamos pensar. Valores como o altruísmo, lealdade, honestidade, confiança e compaixão devem estar presentes em qualquer tipo de relação.

Levante-se mais cedo. Se ainda não o faz, experimente alterar a sua rotina, e comece a levantar-se pelo menos uma hora mais cedo, antes de ir trabalhar. Nesse período, sem interrupções, coloque-se a par das principais notícias, planeie e estabeleça os objetivos do dia. Verá que nesse período lhe irão surgir ideias e oportunidades fantásticas. Leia também: 7 dicas para iniciar o seu negócio.

Rodei-se de pessoas empreendedoras, com espírito positivo e de sucesso. Pesquise na internet eventos que o ajudem, de desenvolvimento pessoal, ou sobre qualquer outra matéria do seu interesse. Mantenha-se atualizado sobre estado da arte das coisas! Absorva a experiência de quem já conseguiu o sucesso, ao mesmo tempo que deve partilhar a sua visão com aqueles que veem em si um exemplo. Leia os segredos do empreendedor.

Mantenha-se focado. Depois de decidir o que quer, abstraia-se do “barulho” colateral, e empenhe-se nos seus objetivos com determinação e coragem. O foco no futuro e o seu compromisso fazem a diferença. Como líder, saiba como fazer a diferença aqui.

Não tenha medo nem vergonha de fazer uma lista no papel. Pronto ok, há quem use Ipad – hoje em dia é incontornável vivermos com as novas tecnologias – mas faça uma lista do que pretende fazer com timings definidos de conclusão das tarefas ou nova avaliação do objetivo.

Trabalhar com ideias definidas irá ajudar e muito a alcançar tudo o que pretende. Valorize o seu tempo, não o desperdice em assuntos ou matérias que em nada lhe acrescentam mais valias. Arrisque, de forma pensada e intencional. As pessoas de sucesso sentem quando devem arriscar mas, acima de tudo, sabem o que está em “jogo”, têm quase sempre, já preparado, um plano B, que fará frente a qualquer contratempo e passará a ser a solução efetiva do problema.

Invista na sua saúde. Para qualquer tarefa que se proponha realizar o seu bem estar físico e emocional é fundamental. O desporto, o exercício físico ou apenas uma qualquer atividade física deve fazer parte do seu dia-a-dia.

Ajude. Dê para receber. É importante perceber que apenas atingirá o sucesso total, ajudando os outros. Partilhe o que tem, seja material ou conhecimento. Mesmo que algumas pessoas não estejam preparadas para receber. Efetivamente, por vezes, tentamos “dar” mais do que alguém está preparado para receber. Quando isso acontece, surge frustração e uma ideia “errada” de insucesso. Entenda o outro, coloque-se no seu lugar e perceba as suas fronteiras e limites. Seja compreensivo e use a sua inteligência emocional.

Não resista à mudança. Por vezes, no fim da nossa análise constatamos que precisamos mudar algo em nós ou na nossa organização. O Mundo está em constante mudança e é um facto, precisamos de nos moldar e adaptar a novas realidades. A melhor forma de estar munido, preparado para a mudança, é ter ferramentas que o ajudem a enfrentar novos desafios. Uma das melhores ferramentas é a formação contínua.

icebergTermino com uma recomendação de leitura, um clássico, mas que continua muito atual. A sua mensagem, quando entendida, ajuda-nos a abrir horizontes e orienta-nos no percurso de mudança.

Livro: O Nosso Iceberg está a derreter, de John Kotter , Holger Rathgeber. Custo aproximado: 12.50€. Edição em Português.

Sinopse

O nosso icebergue está a derreter é uma fábula simples sobre ser-se bem-sucedido num mundo em constante mudança. Baseada no trabalho premiado de John Kotter, da Harvard Business School, esta história tem sido utilizada para ajudar milhares de pessoas e organizações.A fábula conta a história de um grupo de belos pinguins imperadores que vive de acordo com a tradição há muitos anos. É então que Fred, um pinguim curioso e observador, descobre que um problema potencialmente devastador ameaça o lar da sua colónia – mas, de uma forma geral, ninguém o ouve.

Esta história fala de resistência à mudança e de ações heroicas, de obstáculos aparentemente inultrapassáveis e das táticas mais inteligentes para lidar com esses mesmos obstáculos. É uma fábula que podemos transpor sob várias formas para o que nos rodeia e que constitui uma valiosa orientação para um mundo em constante e vertiginosa mudança.

Tenha Coragem. Seja Feliz.

Fonte: www.lollydaskal.com

One thought on “Em Julho: FAÇA ACONTECER

Luis Nunes

Dicas realmente muito valiosas, e terrivelmente verdade quando dás em demasia, demasiado à frente como que um visionário, porém acho que parar de dar seria mais catastrófico.

Mudar a rotina é pouco desconfortável mas dá fruta de muito boa qualidade.

Obrigado por me manteres com a lanterna acesa.

Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *