Search in:

Leitura: FOCO de Daniel Goleman


Autor do bestseller internacional INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, Daniel Goleman presentea-nos com: FOCO – O motor oculto da excelência.

“Para o bem estar de gerações futuras”, assim começa uma viagem ao interior da nossa mente, descrita com mestria e com um elevado grau de detalhe que nos surpreende e nos prende a cada novo capítulo.

Começa de forma subtil, alertando para um dos maiores “perigos” da nossa geração, as novas tecnologias, e como estas conseguem “estilhaçar relacionamentos”. Descreve como as mensagens de texto se tornaram banais entre os adolescentes, como os equipamentos electrónicos entraram nas famílias, e as implicações que tal facto tem na forma que interagimos com os outros e com o mundo.

Na primeira parte – Anatomia da Atenção – ficamos a saber, entre outras coisas, o que são a “mente de baixo para cima” e a “mente de cima para baixo”. Esta compreensão faz-nos entender melhor como o nosso cérebro funciona.

Por exemplo “a mente de baixo para cima é mais rápida em tempo cerebral, que opera em milissegundos; involuntária e automática: está sempre ligada; intuitiva; impulsiva; executora das nossas rotinas habituais e orientadora das nossas ações”. Em contrapartida, “a mente de cima para baixo é mais lenta; voluntária; movida pelo esforço;”. No final da primeira parte, no capítulo cinco, encontramos o equilíbrio e percebemos o que é uma mente divagante e como devemos restabelecer a atenção.

A segunda parte inicia com uma tomada de consciência daquilo que somos, daquilo que é a nossa essência, e do que de alguma forma temos predisposição para fazer e ser. “Vermos os outros como os outros nos veem” pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas é essencial que tenhamos essa consciência de nós próprios. Termina com uma receita para o “domínio de si mesmo” que começa, precisamente, na nossa infância:

… tudo aquilo que pudermos fazer para aumentar a capacidade da criança para obter domínio cognitivo ajudá-la-á ao longo da sua vida.

Na terceira parte, durante três capítulos, o autor dá-nos ferramentas úteis que nos ajudam a ler os outros, através de gestos, expressões ou até mesmo pelo tom de voz. Aplicando estes conhecimentos (leitura de sinais emocionais), no nosso dia-a-dia conseguimos facilmente estabelecer conexão com quem interagimos, sendo os resultados, obrigatoriamente, positivos!

É vital, em muitas situações, entendermos como o outro se sente, qual a sua perspectiva sobre determinado assunto, assim como as emoções que estão subjacentes.

Na quarta parte, o autor vagueia num “contexto mais alargado”. Tenta que se perceba o contexto da situação e dá-nos exemplos de como devemos entender e compreender o problema e a oportunidade.

A quinta parte é deliciosa! Começa com a descrição de como Susan Butcher – uma Médica Veterinária pioneira no tratamento benévolo dos seus cães – conseguiu, através do foco, da experiência, de um treino intensivo muito peculiar, pessoal e dos seus cães (a sua equipa), GANHAR QUATRO VEZES, a corrida mais extenuante do mundo – A IDITAROD. Mil e setecentos quilómetros no gelo árctico, numa prova que pode chegar aos catorze dias de duração, atingindo níveis de cansaço físico e psicológico extremos!

A reter ainda que “horas e horas de prática são necessárias para um ótimo desempenho, mas não o suficiente”. O foco / concentração com que praticamos o que sabemos é de crucial importância e faz a diferença. Ainda, o retorno do que fazemos e como o fazemos, permite-nos corrigir os erros, e tal facto é fundamental.

Saiba ainda que a atenção poderá ser “como um músculo mental que podemos fortalecer com exercício”.

Temos ainda um capítulo sobre videojogos, em que o autor aborda a capacidade de concentração / foco das crianças, assim como vantagens e desvantagens dessa “dependência de jogos”.

No capítulo dezassete, descubra como num ambiente socialmente agressivo e problemático, as crianças calmas, aprendem melhor.

E quais os benefícios da “atenção plena”, nomeadamente em contexto de trabalho? Fascinante.

O título da sexta parte é “O Dirigente bem Focado”, deu-me desde logo, motivação extra para a sua leitura. Eu prefiro chamar-lhe Empreendedor em vez de Dirigente.

A forma como os empreendedores orientam a atenção, de onde vem a estratégia, o que os inspira e o que os desmotiva, e ainda a gestão do impacto das suas acções, são alguns tópicos que nos prendem às linhas escritas por Daniel Goleman.

Destaco algumas passagens que nos permitem reflectir e alinhar o nosso pensamento.

Os melhores dirigentes têm uma consciência sistémica, que os ajuda a responder à constante interrogação: para onde vamos agora e como?

O domínio de si mesmo e as capacidades sociais ancoradas no foco em si e nos outros combinam-se para constituir inteligência emocional que conduz o motor humano necessário para lá chegar.

… para falar do coração e ao coração, um dirigente tem de, primeiro, conhecer os seus valores. Isso exige consciência de si mesmo.

Ao juntar dados sobre a atenção com os da inteligência emocional e os do desempenho, este triplo foco emerge como um motor oculto da excelência.

Na sétima e última parte o autor convida-nos a olhar o futuro. Chefiar para longo prazo é o título do último capítulo. É um desafio para a nossa consciência. As nossas acções têm impacto hoje e agora e é só isso que importa? ou devem as nossas acções ter importância no futuro dos nossos netos?

É apenas para mim, ou para os outros?
Para benefício de poucos, ou de muitos?
Para agora, ou para o futuro?

Foi uma inspiração para mim ler este magnifico livro, recomendo vivamente.
Encontre o seu foco … e seja feliz!

 Resumo feito pelo próprio autor (legendado em Português – 2min):

 

 

PARTICIPE GRÁTIS E GANHE

 


3 thoughts on “Leitura: FOCO de Daniel Goleman

  • Pingback: O Que Fazemos Em Vida … Ecoa Na Eternidade! | Internet & Negócios

  • Pingback: Neobux – Estratégia para ganhar $300 por mês | Internet & Negócios

  • Pingback: O Que Fazemos Em Vida … Ecoa Na Eternidade! – NatasVision

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *