Search in:

Líderes: Juntos fazemos a diferença

teamworkO Mundo está uma selva! As oportunidades às vezes parecem desaparecer, antes mesmo de as entendermos como tal. Será que podemos fazer alguma coisa para contrariar a tendência ao fracasso, a mentalidade derrotista, o negativismo? Que tal começarmos por mudar o nosso vocabulário, a nossa mente. Pensar na solução, e não no problema, ajuda em qualquer situação. E a verdade é que podemos ter todos um papel fundamental na criação de oportunidades – sim, as oportunidades criam-se, não surgem do céu – com uma atitude positiva, pró-ativa, focada no sucesso.

Robert Kiyosaki – conhecido empreendedor e autor de vários livros bestsellers na área dos negócios e empreendedorismo – afirma que um dos problemas principais, e que constitui um obstáculo ao sucesso, é a falta de educação financeira dos nossos jovens. No nosso percurso de vida, recebemos educação académica, educação profissional, mas não educação financeira, isto é, não aprendemos, entre outras coisas, o fluxo do dinheiro e como é que o dinheiro nos pode trazer, efetivamente, riqueza financeira!

Para exemplificar o que é educação financeira, o autor explica que a maioria das pessoas não sabe distinguir o que são valores ativos e o que são valores passivos. Por exemplo, a maioria das pessoas acha que ter uma casa ou um automóvel é ter um bem ativo, quando, na realidade, uma casa só é um bem ativo se estiver arrendada e nos gerar dinheiro, caso contrário é um passivo, que só nos gera … despesa! E é essa a diferença básica que temos de entender entre ativo e passivo. Um passivo dá-nos despesa, um ativo gera valor acrescentado ao nosso rendimento!

Voltando à nossa mente empreendedora, coloque então o seu foco nas soluções de todas as situações, e contribua para a criação de oportunidades para todos. No fundo, estamos a desenvolver competências e técnicas de liderança. Lolly Daskal é presidente e CEO da Lead from Within, e defende que todos juntos podemos realmente fazer a diferença. Sugere que tenhamos os seguintes comportamentos individuais e que dessa forma tornaremos mais fácil o caminho do sucesso.

1 – Todos podemos liderar: Todos podermos dar um passo em frente e dar o exemplo. Desta forma, estamos a criar uma força brutal que cria ações e provoca deslocamento de ondas e energias positivas em qualquer negócio, fazendo com que nos movamos para a frente em busca dos nossos objetivos.

2 – Todos podemos contribuir: Um dos trabalhos de um líder, é fazer ver e acreditar que todos têm algo fantástico e poderoso par dar, um contributo efetivo e vital no sucesso do negócio.

3 – Todos nos desafiamos: Todos temos a “obrigação” de nos desafiar, de correr o risco. Quando todos tomamos essa decisão, criamos oportunidades, mesmo na ausência de certezas.

4 – Todos assumimos um compromisso sério: O compromisso necessita de coragem, uma vez que nunca sabemos realmente onde a nossa viagem nos leva. No entanto, a perseverança é uma das nossas maiores forças que nos conduz ao sucesso.

5 – Todos confiamos: Existe um “velho” ditado da gestão que nos diz: encontra as pessoas mais talentosas, com maior competência reconhecida, e confia nelas. Essa confiança irá ser inspiradora para confiar-mos uns nos outros e em nós próprios. Quando as adversidades surgirem – e elas surgem sempre – a confiança da equipa e nos seus membros é um dos pilares fundamentais na sobrevivência à crise.

6 – Todos acreditamos: Grande parte do processo de liderança deve ser usado em partilhar a nossa visão do negócio, o seu propósito, o seu ideal. A crença em qualquer negócio não se compra, conquista-se, partilhando a nossa visão, o nosso compromisso e o nosso propósito.

7 – Todos reconhecemos valor: É um facto, todos queremos ser tratados como seres únicos, queremos que reconheçam o nosso valor individual. O reconhecimento surge por acreditarmos no valor dos outros e os ajudarmos a alcançar os seus sonhos, admitindo as mais valias que qualquer pessoa nos pode acrescentar – esta é uma das principais características que um líder deve ter.

8 – Todos podemos ser inspiradores: Quando partilhamos as nossas vitórias, inspiramos pessoas. Uma das chaves da inspiração é procurar pessoas de sucesso e tê-las presentes nas nossas vidas, absorvendo a sua energia positiva e os seus ensinamentos.

9 – Todos podemos influenciar: Influenciar os outros significa, em primeiro lugar, respeitá-los. Depois, orientá-los e treiná-los, ajudando-os a adquirir as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de qualquer projeto. Todos temos algo para dar e quando, numa equipa, todos contribuem … a equipa é imparável.

10 – Todos conseguimos: O sucesso é muito maior e mais compensador quando conseguido em conjunto, em equipa. Os laços serão cada vez mais estreitos e a equipa estará sempre mais forte e capaz, para enfrentar o próximo desafio.

A liderança não é um ato individual. É necessário que cada um de nós concretize o seu propósito individual para atingirmos os objetivos em conjunto, de uma forma muito mais eficaz e simples … dessa forma o sucesso é inevitável.

2 thoughts on “Líderes: Juntos fazemos a diferença

  • Pingback: Em Julho: FAÇA ACONTECER | Oportunidades & Negócios

  • Pingback: O Que Fazemos Em Vida … Ecoa Na Eternidade! | Internet & Negócios

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *