Search in:

Os Segredos do Empreendedor

Muitas vezes procuram-se fórmulas mágicas para o sucesso, ou então queremos o negócio certo que nos faça ganhar milhões em pouco tempo … a não ser que te saia o EuroMilhões (estatisticamente é mais fácil cair-te um raio em cima) não vais, enriquecer de um dia para o outro.

Deixo-vos 7 ideias que devem manter presentes se querem ser empreendedores de sucesso.

1. Trabalhe com gosto por aquilo que faz
Uma das principais características que um empreendedor tem de ter é gosto pelo que faz. Para ter Sucesso num negócio qualquer, vai precisar de persistência, empenho, dedicação … e muitas horas de trabalho árduo, por isso, se gostar do que está a fazer, acredite, os resultados irão aparecer muito mais facilmente.

2. Aprenda a tomar decisões
Um empreendedor toma dezenas de decisões diariamente, mais pequenas ou maiores, serão sempre decisões que o irão ajudar na construção do seu negócio. Para tomar as decisões certas, não se esqueça de identificar bem o que realmente pretende, qual a sua meta, tenha em conta as suas prioridades do momento, seja objectivo, acutilante e consciente das consequências das várias opções que tem ao dispor. Para tudo isto é necessário empenho, dedicação e estudo do seu próprio negócio … numa tomada de decisão, por mais difícil que ela seja, não se esqueça que você ama o que faz, relembre-se do ponto 1.



3. Diferencie-se pela originalidade
Nem sempre é fácil, mas efectivamente, os negócios de maior sucesso são os que se destacam pela sua diferença, pela sua originalidade.

4. Aprenda a comunicar com pessoas
Parece simples, mas é provavelmente, um dos pontos mais difíceis. Em qualquer negócio, irão existir pessoas e é preciso comunicar de uma forma efectiva e eficaz. As relações humanas, quando positivas potenciam o seu negócio. A atitude é fundamental. Crie um ambiente favorável, crie empatia com as pessoas, coloque energia positiva em tudo o que diz, aprenda a fazer desenhos que ilustrem as suas palavras, prepare-se estudando tudo sobre o seu negócio, mostre comprometimento … irá passar uma imagem de profissionalismo essencial para a acreditação da sua mensagem.

5. Torne-se num exemplo de liderança
Ser um líder é uma tarefa árdua e que dá trabalho mas é, ao mesmo tempo, gratificante e os resultados são magníficos. Um bom líder, entre outras características, transmite segurança, planeia objectivos em conjunto, toma as acções necessárias, assume responsabilidades, dá o exemplo, potencia a equipa, sabe escutar, desafia-se a ele próprio e à equipa, valoriza os pontos positivos.

6. Concretize o seu negócio
Seja através de uma venda, uma recomendação ou outra situação qualquer específica, o empreendedor tem de concretizar o seu negócio. Seja criativo e inove novos métodos de trabalho. Rodei-se de pessoas positivas e que acreditem no mesmo que você. Observe e aprenda com os melhores da sua área. Não tem de seguir religiosamente os passos de outro empreendedor, mas pode aprender muito se entender como essa pessoa conseguiu o seu negócio de sucesso.

7. Aceite o fracasso
É fundamental aceitar quando um negócio ou simplesmente uma ideia não dá certo. Aprenda com isso, retire as ilações necessárias para não voltar a cometer os mesmos erros. Um dos segredos fundamentais para dar a volta ao fracasso é focar-se na solução e não no problema. Foque-se na solução, tenha a atitude certa, rodei-se de energias positivas, trace o seu objectivo, coloque empenho e dedicação … o sucesso está à sua espera!

HABILITE-SE E GANHE – PARTICIPAÇÃO GRATUITA


3 thoughts on “Os Segredos do Empreendedor

  • Pingback: 7 dicas para iniciar o seu negócio | Oportunidades & Negócios

  • Pingback: Em Julho: FAÇA ACONTECER | Oportunidades & Negócios

  • Pingback: O Que Fazemos Em Vida … Ecoa Na Eternidade! – NatasVision

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *